top of page

Geo se une ao PSDB de Cinthia que Formara Palanque com PT de Lula no Tocantins, Esquerda Palmense procura Viabilidade| Candidaturas em Foco



Durante um fim de semana de intensa movimentação política, a equipe do Opinativo Político manteve-se vigilante, mesmo diante do silêncio do deputado estadual Júnior Geo sobre sua nova filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sob o apoio da prefeita Cinthia Ribeiro. Geo, que é pré-candidato à prefeitura, decidiu ingressar no PSDB após sua pré-candidatura ser preterida no Podemos.


Candidatura Garantida, Mandato em Disputa:


A mudança de partido de Geo ocorre após obter autorização judicial para se desfiliar do Podemos sem prejuízos ao mandato. No entanto, o líder do Podemos afirma que recorrerá da decisão, buscando cassar seu mandato.


Esquerda define alianças PSDB e PT no Mesmo Palanque:

A Executiva do PT de Palmas aprovou em reunião plenária a formação de um bloco político com a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan, do PSDB, para caminhar juntos nas eleições deste ano na Capital. A decisão foi respaldada pelos membros do PSDB, presidido por Cinthia no Tocantins. A oficialização da aliança será em breve.


Forte Oposição a Bolsonaro:


A prefeita Cinthia Ribeiro expressou durante todo o seu mandato críticas contundentes ao ex-presidente Jair Bolsonaro em várias ocasiões, como evidenciado em suas declarações e publicações nas redes sociais, em uma rápida navegação na internet é fácil encontrar manchetes ao longo do seu mandato:


"Prefeita Cinthia classifica ataque de Bolsonaro à imprensa como “atitude autoritária e covarde”: “Lastimável o desequilíbrio”


"Cinthia diz que mulheres e jovens 'colocarão ponto final ao ódio e negacionismo' no país"


"CINTHIA RIBEIRO AMEAÇA MANIFESTANTES DE PALMAS E MOSTRA DESCONHECIMENTO DA FUNÇÃO DA GM."


A prefeita sempre fez questão de transparecer seu posicionamento político.


Poder de Transferência de Votos Evidenciado na Eleição de Mantoan:


É válido ressaltar que a prefeita da capital foi reeleita em 2020 com 46.243 votos. No entanto, analise o número de votos dos palmenses há 4 anos:


1- Cinthia Ribeiro (PSDB) - 46.243 votos - 36,24%

2- Professor Júnior Geo (PROS) - 18.523 votos - 14,52%


3- Eli Borges (Solidariedade) - 16.582 votos - 13,00%


4- Tiago Amastha Andrino (PSB) - 15.707 votos - 12,31%


5- Vanda Monteiro (PSL) - 11.079 votos - 8,68%


6- Barison (Republicanos) - 7.654 votos - 6,00%


7- Marcelo Lelis (PV) - 4.281 votos - 3,36%


8- Vilela do PT (PT) 894 2,49 - 3.402 votos - 2,67%


9- Alan Barbiero (PODE) - 2.028 votos - 1,59%


10- Professor Bazzoli (PSOL) - 1.060 votos - 0,83%


11- Max Dornellys Borboleta Outlet (PTC) - 627 votos - 0,49%


12- Dr Joaquim Rocha (PMB) - 407 votos - 0,32%


Em um cálculo lógico raso e simples, a prefeita teve 46.243 votos em uma realidade de 127.593 votos. Ou seja, a maioria dos palmenses votantes, exatamente 81.350, saíram de casa para votar contra a prefeita. Ela foi eleita não pela vontade do povo, mas sim devido a uma confusão do eleitorado palmense em distinguir qual seria o voto útil na ocasião.


Em 2022, com um limite de gastos de R$ 1.270.629,01, o Deputado Eduardo Mantoan (PSDB), esposo da prefeita Cinthia Ribeiro, quase atingiu o limite, gastando R$ 1.270.011,40 e ainda assim obteve apenas 14.062 votos, ocupando a décima sétima posição. Com a esposa sendo prefeita da capital, percebe-se nitidamente o pouco poder de transferência de votos da atual prefeita Cinthia Ribeiro.


Mesmo empenhando-se na candidatura do então deputado Jr. Geo, os números não mostram um grande poder de Transferência de votos para garantir a vaga na prefeitura.


Ainda sobre os números, existe uma parcela de político no qual acreditam que nas eleições municipais não exista a discussão entre esquerda ou direita no Tocantins. No entanto, observe:


Nas eleições de Palmas em 2022, Jair Bolsonaro ganhou no primeiro turno com 54,70% dos votos para a Presidência (88.034 votos), enquanto Lula foi escolhido por 38,06% dos eleitores (61.252 votos).


No segundo turno das eleições presidenciais de 2022, a diferença a favor da direita se ampliou em Palmas, com Bolsonaro obtendo 95.715 votos, o que corresponde a 60,32% dos votos válidos. Já Lula obteve 62.961 votos, o que representa 39,68% dos votos válidos.


Analisando o cenário acima, seria coerente um eleitor de Jair Messias Bolsonaro votar em um candidato que ocupará o mesmo palanque do PT e PCdoB, especialmente?


Resistência dos Vereadores a Geo:


De acordo com a mídia local dentro do PSDB, Júnior Geo pode enfrentar a resistência de vereadores tucanos, incluindo o presidente da Câmara, Folha Filho, Major Negreiros e Eudes. O posicionamento final desses vereadores ainda está em discussão.


No entanto, entramos em contato com a assessoria do vereador Eudes(PSDB), "o vereador ainda não definiu o apoio à Prefeitura de Palmas. O que sair até o posicionamento final dele, é tudo falácia...O que foi confirmado até o momento é a sua permanência no PSDB."

Jr. Geo assumiu de vez o seu lado político?


Com um eleitorado seletivo, o deputado não se posiciona em questões políticas polêmicas ideológicas. Não é de seu perfil fazer posicionamentos políticos quanto à esquerda e à direita. No entanto, sempre preferiu estar filiado a partidos que se posicionam a centro-esquerda. Todavia o Geo, pré-candidato a prefeito de Palmas neste fim de semana vestiu a camisa vermelha ao aliar-se diretamente à maior líder crítica de Bolsonaro do Tocantins, Cinthia Ribeiro (PSDB). E para colocar a cereja no bolo, fará palanque juntamente com o PT.


O Opinativo Político continua acompanhando de perto os desdobramentos políticos em Palmas, oferecendo análises detalhadas em seu site e redes sociais. Participe da discussão e fique por dentro das últimas novidades!


Esta é uma matéria da série | Candidaturas em Foco


Redes Sociais do Opinativo Político:


- Instagram: @opinativopolico_oficial

- YouTube: Opinativo Político

Deixe seus comentários e contribua para o debate político em Palmas!

214 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page