top of page

Delegado Hismael Tranqueira é homenageado com Complexo de Delegacias em Paraíso; proposta de Moisemar Marinho é oficializada pelo governador Wanderlei Barbosa

ree

Homenagem destacou o legado do delegado, falecido aos 31 anos por complicações de dengue hemorrágica


Na manhã desta terça-feira, 19, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), oficializou a nova denominação do Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins. A unidade passa a se chamar Delegado Hismael Athos Tranqueira Noleto, em homenagem ao jovem delegado falecido em 2022, aos 31 anos, vítima de complicações de dengue hemorrágica.


A medida atende à Lei nº 4.804, de 21 de julho de 2025, de autoria do deputado estadual Moisemar Marinho, que instituiu oficialmente a nova denominação.


Reconhecimento ao legado


Durante a solenidade, autoridades e familiares ressaltaram a trajetória de Hismael Tranqueira e o impacto de sua atuação na segurança pública.

O delegado regional de Paraíso, José Lucas Melo, afirmou que o ato “representa não apenas uma homenagem, mas também um reconhecimento coletivo ao trabalho e à história de um profissional que marcou a segurança pública em Paraíso e em todo o Tocantins”.

Para o secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, a homenagem “eterniza o legado de um delegado que foi exemplo de dedicação e compromisso com a justiça”.


O deputado Moisemar Marinho destacou que conheceu o delegado pessoalmente e testemunhou seu trabalho de perto. “Essa homenagem é justa e faz parte do reconhecimento que a nossa instituição tem do delegado Tranqueira”, afirmou.

A emoção também marcou o discurso do pai do delegado, Pedro Tranqueira da Silva. “O meu filho deu a vida dele pela polícia. Ver esta homenagem nos deixa muito felizes e gratos. É um momento de grande importância não só para a família, mas também para a instituição”, disse.


Hismael faleceu em 03 de janeiro de 2022, o governador Wanderlei Barbosa, fez questão de estar presente no sepultamento dando apoio e demostrando compaixão pela família.


Dr. Hismael Athos Tranqueira Noleto entrou para o quadro da Polícia Civil do Tocantins em 2017 e chefiava a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (1ª DEIC) em Palmas. Durante o exercício da função, atuou em operações e investigações de crimes que ganharam repercussão no estado.

Um dos casos envolve a morte de um cigano em Paraíso do Tocantins, no início de 2022. O suspeito do crime foi identificado e preso em Brasília (DF). O criminoso seria um pistoleiro que cobrava até R$ 300 mil para cometer os assassinatos.


A memória dos justos


Hismael Tranqueira dedicou sua carreira à Polícia Civil, participando de grandes operações e investigações de repercussão estadual. Sua postura firme e ao mesmo tempo solidária deixou marca entre colegas e na comunidade.


O gesto do Governo do Tocantins de registrar seu nome no Complexo de Delegacias encontra eco em uma passagem bíblica que resume o sentido da homenagem:

“A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá.” (Provérbios 10:7)

Mais que uma lembrança formal, a inscrição de seu nome no prédio público simboliza a continuidade de seu exemplo para as novas gerações.


Vida e legado


Nascido com vocação para servir, Tranqueira atuou em diferentes unidades da Polícia Civil e rapidamente ganhou respeito pelo profissionalismo. Colegas destacam que ele sempre estava disposto a ajudar e a enfrentar os desafios da profissão com coragem.

Com a nova denominação, o Estado eterniza sua contribuição para a segurança pública e reafirma que sua trajetória permanece como inspiração.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Confira nossa última publicação

  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook ícone social
  • X

Siga-nos

© 2023 - Opinativo Político

bottom of page