top of page
Foto do escritorWasthen Menezes

Polícia Civil indicia suspeito de chicotear cachorro por ter urinado na roda de seu veículo

Da Redação

Animal ficou muito machucado devido aos golpes que recebeu - Foto: DICOM SSP TO


A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) em Nova Olinda, concluiu na segunda-feira, 30, o inquérito que apurava as circunstâncias da prática do crime de maus tratos a animais, fato ocorrido em maio de 2023, naquele município, e indiciou um homem de 49 anos como autor do crime.


Titular da 33ª DP e responsável pelo caso, o delegado Fellipe Crivelaro explica que as investigações da Polícia Civil revelaram que, na ocasião, o cachorro foi chicoteado com uma "pinhola", espécie de chicote de couro cru, pelo vizinho, que alegou ter feito isso pois o cão teria urinado na roda de seu veículo.


Instrumento utilizado para praticar as agressões contra o animal - DICOM SSP TO


Diante da gravidade dos fatos, uma vez que o crime tem pena em abstrato de até cinco anos de prisão, o homem acabou sendo preso em flagrante pela Polícia Militar e conduzido até a sede da Delegacia de Polícia Civil, sendo que após a realização dos procedimentos legais cabíveis, foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Araguaína, porém, acabou sendo liberado na audiência de custódia.


Contudo foi aberto inquérito policial, o qual foi concluído nesta segunda-feira, com o indiciamento formal do homem pelo crime previsto no art. 32, § 1º-A, da Lei de Crimes Ambientais. A pena para maus tratos a animais domésticos do tipo cão e gato é de reclusão de 2 a 5 anos e multa.


Após a conclusão, o inquérito policial foi remetido ao Poder Judiciário, com vistas ao Ministério Público para a adoção das medidas legais cabíveis.


O fato causou grande repercussão e muita revolta na população de Nova Olinda, pois vídeos gravados e disponibilizados nas redes sociais mostram os muitos ferimentos que o cão sofreu devido aos inúmeros golpes que recebeu, que inclusive, resultaram em muita perda de sangue do animal.


“Trata-se de mais um caso exitoso concluído pela equipe da 33ª Delegacia de Nova Olinda, onde o crime foi devidamente apurado e o autor indiciado nos termos da lei, visto que além de grave, o fato gerou muita comoção na cidade, pois o cão ficou muito machucado e precisou receber intenso tratamento médico veterinário para se recuperar”, frisou o delegado Fellipe Crivelaro.


A autoridade policial também faz um alerta para a população em geral, para que denuncie maus-tratos a animais, para que a Polícia Civil possa tomar as devidas providências. “Qualquer pessoa que for flagrada praticando maus tratos a animais responderá criminalmente e se condenada pode pegar até cinco anos de prisão”, conclui. (Fonte: Polícia Civil).

18 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page