top of page

Polícia Civil fiscaliza casas de acolhimento de idosos no interior do TO



Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas nos municípios de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, e Tocantinópolis, também foram visitadas durante o Dia D da Operação Virtude, realizado nesta quinta-feira, 26, em todo o país.


Em Dianópolis, um lar para idosos e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) foram vistoriados pelas equipes da 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV - Dianópolis), do Corpo de Bombeiros e uma assistente social da Secretaria Municipal do

Desenvolvimento Social.



Conforme a delegada Vanusa Regina de Carvalho, a instituição conta com sete idosos abrigados e o local necessita de algumas mudanças para melhor atendê-los. “Durante o dia, eles são acompanhados de duas cuidadoras e à noite de um técnico de enfermagem. As instalações são precárias, pois falta iluminação, ventilação e tem um espaço reduzido. Quanto à higiene pessoal dos idosos estava correta, mas o ambiente precisa ser melhor higienizado.


Os alimentos estavam dentro do prazo de validade e as refeições são servidas nos horários corretos”, observou a delegada Vanusa, ressaltando que o laudo do Corpo de Bombeiros, bem como o informe técnico da assistência social ainda serão confeccionados.


Quanto ao Caps, as equipes constataram que tudo estava devidamente organizado, higienizado e com acompanhamento por profissionais capacitados.


*Porto Nacional*


Em Porto Nacional, duas ILPIs foram vistoriadas por meio de atuação conjunta da equipe da 8ª DEAMV, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Assistência Social, Procon, Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Uma das instituições é particular e conta com 18 idosos. O local foi notificado por armazenamento impróprio de leite "in natura" sem data de validade, falta de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor no local, ausência de tabela de valores, algumas questões documentais que já estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público, cujo representante visitou local há cerca de 15 dias e firmou um Termo de Ajuste de Conduta.


Na segunda instituição, que é pública e conta com dez idosos, houve uma notificação por parte dos Bombeiros, relativo à estrutura física, especificamente, quanto à ausência de guarda-corpo em rampa, entre outros.


*Gurupi*


Em Gurupi, equipes da 9° Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Gurupi) visitaram uma idosa que tem medida protetiva vigente em relação aos maus tratos praticados por seu neto, bem como uma instituição que abriga 18 idosos. Esta, apesar de estar quase no limite da capacidade, mantém o padrão de limpeza e cuidados de forma excelente, segundo a avaliação da equipe. O Centro de Referência em Assistência Social de Gurupi recebeu a visita dos policiais.


*Araguaína*


Em Araguaína, a equipe da 2ª Delegacia Especializada em Atendimento à Vulneráveis realizou visita fiscalizatória nos dois abrigos de idosos da cidade, sendo que um conta com 20 acolhidos e o outro com 40. Conforme constatado, apesar das carências diárias de doações, as instalações e o atendimento são bons e os idosos são bem cuidados.


*Tocantinópolis*


A 3ª DEAMV - Tocantinópolis realizou ações de fiscalização em uma instituição da cidade, que conta atualmente com 18 idosos em acolhimento. A equipe constatou que a instituição, que funciona há cerca de 13 anos, consegue manter padrão de organização e cuidados com os idosos de maneira satisfatória. (Fonte: Polícia Civil).

67 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page