O 'L' de Laurez na Ponte de Xambioá? César Halum Pede Exoneração em Meio a Tensão Política com Lula no Tocantins
- Wasthen Menezes

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

O diário Oficial do Estado de 19 de novembro de 2025, trouxe agitação na política tocantinense com o pedido de exoneração de César Hanna Halum do cargo de secretário de Estado da Agricultura e Pecuária. A saída, publicada no Diário Oficial de ontem como "a pedido", tem efeito a partir de 20 de novembro e ocorre em um contexto de intensa especulação nos bastidores do poder.
Halum, que havia assumido a pasta em 5 de setembro sob nomeação do governador em exercício Laurez Moreira, não confirmou o motivo de seu afastamento ao ser procurado pelo Opinativo Político.
No entanto, a decisão de Halum coincide com um episódio que gerou forte repercussão: poucos dias antes, seu aliado político, o vice-governador Laurez Moreira, teria protagonizado um gesto político conhecido como "fazer o L" — uma referência a um símbolo de apoio a uma figura política nacional, no caso, o presidente Lula — durante a inauguração da ponte sobre o Rio Araguaia, em Xambioá.
Analistas políticos levantam a hipótese de que a exoneração de Halum possa estar diretamente ligada à tensão criada por este evento. Embora a versão oficial para o afastamento mencione problemas de saúde, a proximidade temporal entre o gesto de Laurez Moreira e o pedido de saída de Halum alimenta a especulação de um desdobramento político.
Até o momento, o governo do Tocantins não emitiu uma nota formal detalhando a versão definitiva para a saída do secretário, a confirmação das mudanças foram devidamente publicadas no Diário Oficial.
Nota de César Halum
📍 Me afasto das atividades da SEAGRO para cumprir a recomendação médica de repouso e tratamento.
🤝 Essa decisão, tomada em comum acordo com o governador Laurez Moreira, garante que a Secretaria siga funcionando com organização, estabilidade e pleno andamento dos projetos.
✅ Reforço que não há qualquer desacordo entre mim e o governador. Nossa parceria política segue firme, leal e alinhada. Continuaremos juntos trabalhando por um Tocantins cada vez melhor.
🙏 Agradeço o apoio, a compreensão e as orações de todos.




Comentários