top of page

Justiça eleitoral manda assessor de Márcio Reis excluir Fake News contra Laudecy Coimbra

Da Redação




O juiz eleitoral Gil de Araújo Corrêa proferiu sentença em que obriga dois participantes dos grupos da rede social whatsapp “Taquari em Ação” e “Brasil TO” a excluir, o que ele caracterizou como conteúdo com “informações prejudiciais à honra e à imagem” da vereadora de Palmas, Laudecy Coimbra (PL), “vez que atribui suposta prática de ato criminoso a parlamentar, como ocupante do cargo de vereadora, juntamente com outros 5 (cinco) representantes do legislativo municipal“.


Na semana, o portal Paparazzo Palmas fez uma publicação intitulada Suposta fake news originada por assessores de Márcio Reis gera afrontas, desafios e muito pano pra manga. Sobrou pra Vanda que em alguns grupos de whatsapp, estava rodando uma imagem montada com fotos dos vereadores Folha (PSDB), Eudes Assis (PSDB), Waldson da Agesp (PSDB), Jucelino Rodrigues (PL), Laudecy Coimbra (PL) e Rogério Freitas (PSD) com uma escrita “ROMBO DE 2 MILHÕES“, em que se acusa os vereadores citados de estarem participando de um esquema de desvio de 2 milhões de reais envolvendo a empresa Ricanato, além de extorsões e compra de silêncio com recebimento em combustíveis.

Segundo a pubicação, já na noite de terça-feira, 27/08, o vereador Folha, ao tomar conhecimento da falsa pubicação que estava rodando em grupos de whatsapp, teria ligado para a deputada estadual Vanda Monteiro (UB) e que a conversa não teria sido das melhores.


Na sessão na Câmara ocorrida no dia seguinte, a vereadora Laudecy Coimbra (PL) e Eudes Assis (PSDB) usaram a tribuna para negar qualquer envolvimento no caso e desmentir a Fake News. Eles também aproveitaram para disparar contra o vereador Márcio Reis (PSDB) e sua esposa. O vereador Jucelino Rodrigues (PL) também usou um “à parte” para disparar contra o casal. Laudecy e Eudes falaram que tomariam providências sobre o caso e, inclusive, Eudes disse que não é a primeira vez que ocorre esse tipo de situação e que da outra vez Márcio Reis já estaria envolvido, e que a advogada do vereador Eudes já estaria se dirigindo a delegacia naquele momento, ele pediu levantamento em uma secretaria da Prefeitura sobre a possível situação do Vereador Márcio Reis e a deputada Estadual Vanda Monteiro de terem dois quiosques, um na Praia do Prata e outro na antiga pista do Aeroporto, pediu intervenção do MP do Tocantins sobre isso e que levaria o assunto à Comissão de Ética da Câmara dos Vereadores.


Ja na manhã de quinta-feira (29/08), houve uma reunião à portas fechadas na Câmara entre os vereadores e Márcio Reis, seguido de muita conversa de pé de ouvido, Márcio Reis dizendo que não foi sob ordem e orientação dele que o conteúdo foi produzido e disseminado. O vereador Rúbens Uchôa (UB) foi um dos que estavam presentes e estava tentando apaziguar a situação, baixar a temperatura!


Laudecy aciona Justiça


Sem aceitar as deculpas, Laudecy Coimbra foi à Justiça e moveu uma ação com pedido de tutela de urgência, para que a Fake News fosse retirada. O magistrado deferiu o pedido e expediu ao FACEBOOK (META), que detém a propriedade do aplicativo Whatsapp, que junte aos autos os dados cadastrais, inclusive e-mail, de cada um dos envolvidos, que apresente seus registros de acessos aos app, com a respectiva data e hora de acesso dos últimos 3 meses, além de determinar as duas pessoas representadas nos autos que excluam o conteúdo imediatamente, seja em qualquer grupo ou rede social, sob pena de crime de desobediência e aos administradores dos grupos que, no prazo de 24 horas removam as mensagens, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) até o limite de R$ 20.000,00 (Vinte Mil Reais), ou, em caso de impossibilidade de remoção da Fake News, que seja publicada nos respectivos grupos informação acerca das determinações constantes da decisão judicial.


O processo estar com vistas ao Ministério Público Eleitoral, que irá investigar o caso.

255 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page