top of page

Justiça bloqueia mais de 1 mi do Estado após UTI ter leitos bloqueados por falta de soro


A juíza Milene de Carvalho Henrique, da Vara de Execuções Fiscais e Ações de Saúde Pública de Araguaína, ordenou o bloqueio de R$ 1.123.954,68 das contas do governo do Tocantins. O montante será destinado ao pagamento de fornecedores que prestam serviços nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional de Araguaína, localizado no norte do Tocantins. A decisão ocorreu devido à crítica situação nas UTIs terceirizadas, que chegaram a ter leitos bloqueados por falta de soro.


Segundo o processo, ocorreram atrasos nos pagamentos de funcionários e fornecedores que incluem serviços de alimentação, lavanderia/enxoval, medicamentos, insumos, equipamentos e outros. Além disso, a terceirizada responsável pela gestão das UTIs não estava devidamente equipada para operar uma unidade de terapia intensiva.


A juíza ressaltou a gravidade da situação, enfatizando que pacientes necessitados de leitos de UTI vieram a óbito devido à falta de soro, mesmo com vagas disponíveis. Ela ainda observou um aumento nas taxas de mortalidade desde que a ASM assumiu a gestão e destacou a situação de insolvência da terceirizada, que enfrenta cobranças de fornecedores.


Para garantir a continuidade dos serviços e evitar paralisações, o dinheiro bloqueado será usado prioritariamente para pagar fornecedores e funcionários, incluindo médicos, equipe multidisciplinar, técnicos e administrativos, além de despesas relacionadas à nutrição, exames laboratoriais, equipamentos, e outros serviços subcontratados. O Estado também foi instruído a abastecer medicamentos e insumos dentro de 48 horas.


A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que tem monitorado de perto os serviços prestados pela Associação Saúde e Movimento (ASM), responsável pelas UTIs do Hospital Regional de Araguaína. A SES-TO afirmou que notificou a empresa sobre inconsistências e tomou medidas para corrigi-las, incluindo uma vistoria solicitada à Controladoria Geral do Estado (CGE). A Secretaria responderá às autoridades de controle no processo em andamento.


Fonte g1 tocantins

93 visualizações1 comentário

1件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
2023年10月18日

Parabéns Sayo… muito sucesso na sua jornada de vida, certamente vc é inspiração pra muitos! Você é determinada… uma pessoa do bem! 👊🏼

いいね!
bottom of page