top of page

O FAKE NEWS DA IVERMECTINA! EMPRESA NÃO COMPROVA INEFICÁCIA! MANIPULAÇÃO E DESONESTIDADE DA MÍDIA!




A velha mídia manipulada já está posicionada e em ação, o tema da vez é a ivermectina, a frente da empresa produtora, alguns veículos já afirmam que o fármaco é ineficaz. Mas será uma nova fake news ou realmente o medicamento não funciona? Vamos analisar as principais matérias veiculadas, pelos meios de comunicação lacradores, tendenciosos e logo a abaixo demostraremos para a verdade dos fatos, caso tenha senso crítico, analise e tire suas conclusões.

Inicialmente vamos expor o que o site www.g1.globo.com, informa:


Título da matéria: “Fabricante da ivermectina diz que dados disponíveis não apontam eficácia contra a Covid-19


Logo no título destaca-se a seguinte frase: “dados disponíveis não apontam eficácia contra a Covid-19”, ou seja, não é possível dar um parecer conclusivo com os dados que a empresa possui, deste modo, não é possível concluir que o medicamento não funciona!


Posteriormente ainda no site G1 publicam o seguinte trecho:

"O presidente Jair Bolsonaro costuma defender o uso desses remédios, mesmo sem comprovação de eficácia por estudos científicos."


No primeiro momento a oportunidade de atacar o presidente já surgiu, tentando vincular um certo fracasso de Bolsonaro ao defender o medicamento. Logo mais, no fim da matéria temos a verdade dos fatos:


"(...) Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias", diz o comunicado. Segundo a Merck, os cientistas seguem examinando cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis." (Grifamos)


Conforme demonstrado e grifado, a empresa não afirma que o medicamento é eficaz, no entanto, não conclui que este também é ineficaz e que seguirá cuidadosamente nas descobertas de todos os estudos disponíveis, a matéria não apresenta dados suficientes que indicam sua ineficácia, bem como, a própria empresa não disponibiliza essa informação.


Na próxima matéria a ser analisada a manipulação e direcionamento é feita com total irresponsabilidade por parte do site www.noticias.uol.com.br, veja o que diz o título: “Ivermectina, como o governo Bolsonaro, não tem eficácia contra COVID-19”, a matéria de autoria de Leonardo Sakamoto, iniciando pelo título está recheada de fake news, percebe-se que o veiculador da notícia já conclui a ineficácia do medicamento antes mesmo da empresa chegar a uma conclusão definitiva, é impressionante que em seu texto o autor tenha a cara de pau de falar em mentiras, sendo que o próprio título é enganoso, expondo ao povo brasileiro afirmações inconsistentes e desonestas.


Não obstante, são deploráveis, medíocres os conteúdos jornalísticos veiculados por certos sites de comunicação, sem compromisso com a verdade real dos fatos, manipulando a história, prejudicando a vida de milhares de brasileiros que desesperados com a atual situação, não podem mais confiar nos veículos de mídia, sendo expostos a mentiras e campanhas com a única finalidade de atender interesses obscuros.

56 visualizações0 comentário
bottom of page