A Polícia Federal desmantelou um esquema de corrupção envolvendo fraudes em licitações e desvio de verbas públicas, com foco na Bahia, mas possíveis conexões no Tocantins estão sendo investigadas. O valor desviado ultrapassa R$ 45 milhões, com apreensões que incluem carros de luxo, aeronaves, barcos e dinheiro vivo, totalizando R$ 915,9 mil.
Lista de Investigados
Com Destaque para o Tocantins:
O ex-secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Aparecido Quaresemin, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal por suposto envolvimento em uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com o jornal Opção o ex secretário foi preso.
Outros Investigados na Bahia:
Francisco Nascimento: Vereador eleito em Campo Formoso (BA) e primo do deputado Elmar Nascimento. Preso após tentar se livrar de uma sacola com dinheiro em espécie.
Lucas Maciel Lobão Vieira: Ex-coordenador do DNOCS na Bahia.
Alex e Fábio Rezende Parente: Empresários suspeitos de liderar esquemas de contratos fraudulentos.
Flávio Henrique de Lacerda Pimenta: Servidor da Secretaria de Educação de Salvador.
“Rei do Lixo”: Empresário dono da MM Limpeza Urbana, alvo de buscas e apreensões de bens.
Mário Alexandre (PSD): Prefeito de Ilhéus (BA), investigado por contratos superfaturados.
Bento Lima: Ex-secretário e candidato a cargo público na Bahia.
Esquema e Apreensões
As investigações apontam fraudes em licitações envolvendo empresas contratadas por prefeituras baianas, beneficiadas por contratos superfaturados e direcionados. Os bens apreendidos incluem 18 carros de luxo, três barcos, três aviões, imóveis e joias.
Crimes Investigados
Os suspeitos podem responder por crimes como:
Corrupção ativa e passiva
Fraude em licitações
Organização criminosa
Lavagem de dinheiro
As autoridades seguem investigando novas conexões, incluindo possíveis ramificações no Tocantins. A operação reforça a necessidade de vigilância sobre contratos públicos e licitações em todo o país.
Comments