O ex-governador Mauro Carlesse e outras oito pessoas, incluindo servidores da Polícia Civil, tornaram-se réus por acusações de organização criminosa, abuso de autoridade e tráfico de drogas. A 3ª Vara Criminal de Palmas aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Tocantins.
Os crimes resultaram no afastamento determinado pelo Superior Tribunal de Justiça e na subsequente renúncia de Carlesse em 11 de março de 2022. O processo, iniciado no ano passado, foi encaminhado à 3ª Vara Criminal devido à incompetência declarada pela 4ª Vara Criminal de Palmas. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) acusou Carlesse e outros de conduzir investigações para fins pessoais, incluindo a fabricação de um flagrante de tráfico de drogas. Fonte: g1 Tocantins, 14/11/2023.
O Estado do Tocantins carrega um histórico de ex-governadores cassados, presos, afastados, "matador de onça", no entanto, caso Mauro Carlesse seja condenado, será o primeiro caso de ex-governador condenado por tráfico.
Até isso agora, quem será o próximo?